Jornalista da RPC/Globo é ameaçado de morte após reportagem

Jornalista de afiliada da Globo é ameaçado de morte após reportagem
Jornalista de afiliada da Globo é ameaçado

 

Na última quinta-feira (9), James Alberti, produtor da RPCTV, afiliada da Globo no Paraná, e diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), foi ameaçado de morte após reportagens sobre possível corrupção na Receita Estadual em Londrina, interior do estado.

De acordo com a entidade, uma pessoa não identificada e que diz estar envolvida no esquema de irregularidades, telefonou para a emissora e revelou que há planos para assassinar Alberti. Para proteger o jornalista, ele foi transferido para um local seguro fora do Paraná, com apoio da RPCTV.

Em nota, o canal afirma que fez um remanejamento interno e manterá a cobertura jornalística do caso. “A Abraji vem a público exigir que o governo paranaense apure com celeridade a procedência da ameaça e puna vigorosamente os responsáveis. É inadmissível, em um país democrático, que um jornalista seja obrigado a sair de seu local de residência e atuação profissional para não ser morto, por fazer seu trabalho e cumprir com a missão de informar a sociedade. Ameaçar qualquer jornalista de morte coloca em risco um dos direitos fundamentais de todos os cidadãos: a liberdade de expressão”, diz o comunicado.

A entidade ainda ressalta que, há dez dias, relatou que desde 2013 repórteres locais sofrem pressão de policiais militares para que revelem suas fontes na cobertura de segurança pública.

/NT

Curta/Siga
LOGO ACSMTV FACE LOGO ACSMTV TWITTER
Anúncios

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: