Cliente da Claro é chamado de “mal educado” em fatura de celular; Veja outros casos

”Cliente Mal Educado”, na fatura

 

O autônomo Bruno França, 26, foi surpreendido ao receber a fatura do mês de março de seu telefone móvel. Não pelo valor da cobrança, mas pelo “insulto” –como ele mesmo definiu– exposto no campo de dados pessoais da conta. Abaixo do nome e do endereço, a seguinte frase em letras garrafais: “cliente mal educado”.

“Parece uma piada”, disse França. Segundo ele, a ofensa pode estar relacionada a um contato que teria feito com a central de atendimento da Claro no início de março. “Estava há bem mais de 48 horas sem conexão com a internet e já tinha ligado algumas vezes para cobrar uma solução. A única reposta que tinha é: aguarde 24 horas ou por mais 48 horas”, contou.

No último contato telefônico, o autônomo afirma ter pedido um protocolo de atendimento, mas a funcionária se negou a passar ao alegar falta de sistema. “Pedi, então, para falar com um supervisão, que, segundo ela, não estava no momento. Aleguei que procuraria os meus direitos e não é que ela disse para que eu ficasse bem à vontade? No fim, acabou desligando na minha cara.”

Cliente da Claro há dois anos, França diz acreditar que a atendente teria agido de “má fé” ao alterar os seus dados cadastrais no sistema. “Não sei o que realmente se passou na cabeça dela. Em nenhum momento fui grosseiro, rude ou mal educado, estava apenas exigindo meus direitos. Só esperava uma solução ao meu problema.”

Solução que o cliente só foi ter após registrar uma reclamação no site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Para ele, tudo parecia ter sido resolvido, até que recebeu a “fatídica” cobrança. “Me senti insultado”, relata o morador de São João da Barra, no Rio de Janeiro, que já entrou em contato com um advogado para entrar com uma ação contra a operadora por danos morais.

O cliente, no entanto, não pretende romper o contrato que tem com a operadora. “Estou satisfeito com a prestação de serviço, o problema está na central de atendimento”, acrescentou ele.

Em nota, a Claro informou que “realiza treinamentos constantes em todos os pontos de contato com os seus clientes, buscando a excelência no atendimento. A operadora esclarece que já está analisando o caso em questão.”

Mesmo caso com outra operadora

 

Após reclamar de uma cobrança indevida na conta de telefone móvel no mês anterior, o corretor de imóveis Francisco Liberto de Oliveira Junior, 38, ficou surpreso ao ver a fatura de fevereiro. O problema, dessa vez, nada tinha a ver com o valor, mas sim como seu nome. Isso mesmo! As palavras #fraude e #mau educado (e o pior, com a grafia errada) se destacavam no campo destinatário da correspondência.

“Me senti totalmente ofendido e muito triste. Peguei até nojo de continuar usando a linha, apesar de não a ter cancelado por enquanto”, disse o morador de Macapá (AP), que acredita que a ofensa tenha sido consequência da reclamação que havia feito no mês anterior por causa de uma cobrança indevida no valor de R$ 24,90.

Em uma ligação com duração de 1h20, Oliveira Junior disse ter consultado a operadora pelo call center para pedir o ressarcimento do valor referente a um produto adicional a qual não tinha contratado. A atendente, segundo ele, teria sido extremamente grosseira. “Respondi à altura. Não fui arrogante ou mal educado, apenas fui firme em meu posicionamento. Não poderia ficar calado. Me senti lesado e roubado.”

O telefonema não resolveu nada. Para conseguir o dinheiro de volta, o corretor de imóveis teve que registrar uma reclamação na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). “Estava satisfeito com a devolução da grana e, para mim, a situação estava resolvida, até que chegou a fatura do dia 10 de fevereiro”, disse ele.

Oliveira Junior decidiu reabrir a reclamação na Anatel para reivindicar um pedido de desculpas formal da Vivo –operadora responsável pelo caso. Mas não obteve nenhuma resposta até então. Também registrou um BO (Boletim de Ocorrências) na Polícia Civil denunciando a empresa por injúria, calúnia e difamação.

“Ainda não sei se vou ou não levar o caso à Justiça, mas fiz o boletim apenas para ter uma prova do que a empresa me fez passar”, disse ele, que ainda não consultou nenhum advogado, mas desde que seu caso ganhou repercussão nas redes sociais alguns profissionais já entraram em contato com ele demonstrando interesse em representá-lo.

Em nota, a Telefônica Vivo lamenta o ocorrido e já está apurando os fatos para, se for o caso, tomar as providências administrativas cabíveis.

Em cobrança, operadora Comcast muda nome de cliente para "super cadela"
Em cobrança, operadora Comcast muda nome de cliente para “super cadela”

 

Uma cliente da operadora de TV a cabo e provedora de internet norte-americana Comcast recebeu uma conta que a ofendeu bastante. Em vez de estar escrito o nome dela, Mary Bauer, a cobrança a identificava como “Super Bitch Bauer” (algo como “super cadela” ou “super chata”).As informações são do canal de TV dos EUA “WGNTV.com”, de Chicago.

Mary acredita que houve a mudança de seu nome após reclamar por diversas vezes da qualidade do sinal de sua TV a cabo. Segundo ela, de novembro de 2013 a abril de 2014, foram 39 técnicos até a casa dela para verificar o problema.

Após um tempo os problemas pararam, mas ela ficou quatro meses seguidos sem receber sua conta. Nessa semana, porém, veio a cobrança com seu nome modificado. “Isso para mim é uma desgraça. Por que eles estão fazendo isso comigo? Pago minhas contas em dia. Não mereço isso”, disse à TV.

Consultada pela reportagem do canal norte-americano, a Comcast disse que iria investigar o caso e retratar-se com a consumidora.

/Uol

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