Participação de audiência é o que tem que valer nas medições de TV

emissoras-de-tv11
Reprodução

Esta santa coluna falou sobre o problema na divulgação dos números do Ibope, especialmente na segunda-feira. Aqui foi dito que o melhor é acabar com o real-time e divulgar o consolidado, com os dados corretos, no dia seguinte.

Isso é uma coisa, a outra ainda é o atraso que existe na TV e em toda a órbita dela, com a insistência de achar que a média de audiência é o mais importante. Mais importante coisa nenhuma. O share ou a participação, como já existe em trocentos outros lugares, é que deve valer e ser considerado.

No passado, quando o reinado da televisão era absoluto, e o número de aparelhos ligados chegava a quase 100%, a média teve a sua importância porque realmente refletia o desempenho de cada programa. Hoje, isso é um atraso. Com um número de ligados muito mais baixo, a participação é que vale. Simples assim.

Muita coisa deve muda, na questão de aferição de audiência aqui no Brasil, após a chegada da GfK. O próprio Ibope será forçosamente levado a trabalhar com uma maior precisão.

Pelo estabelecido entre a GfK e as redes associadas – SBT, Record, Rede TV! e Bandeirantes, este mês de abril inteirinho servirá para treinamentos. Um trabalho com números fictícios.
A partir de 1º de maio irão sair os relatórios de São Paulo e Rio de Janeiro.

/FlávioRicco

Curta/Siga:

ACSMTV LOGO FACE

ACSMTV LOGO TWI

Anúncios

Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: